A Escola

Unidos do Herval: Nossa História

Como tudo começou

No final da década de 50, um grupo de casais, conhecidos na época como Que Murmurem, decidiu levar samba e alegria para bailes e ruas. No início dos anos 70, o grupo foi dissolvido, mas em 1979, retornou como uma escola de samba na avenida. Já no ano seguinte, conquistou seu primeiro título com o enredo Puxa a Locomotiva e leva para avenida o nosso Carnaval.

Foi o início de uma trajetória que se oficializou em 6 de março de 1981, com a fundação da Sociedade Esportiva Unidos do Herval.

Nossa caminhada

Desde então, a Unidos se tornou uma das grandes forças do Carnaval de Joaçaba. Ao longo de sua história, já foram 3 títulos conquistados (1980, 2002 e 2016) e 6 vice-campeonatos.

A cada ano, a escola leva para a avenida um enredo que mistura samba, arte, paixão e todo o talento da comunidade, construindo memórias e emocionando o público.

Além do Carnaval

Durante todo o ano, a escola mantém atividades como oficinas culturais, eventos e ensaios, reforçando o vínculo com nossa comunidade. Crianças, jovens e adultos participam, seja aprendendo um instrumento, ensaiando para as alas ou ajudando na produção. Mantendo a magia do samba viva o ano inteiro.

Economia criativa

Todo esse movimento se reflete no desenvolvimento da nossa região. A cada ano, mais de 600 mil reais são investidos na economia local, fortalecendo fornecedores e prestadores de serviços da nossa comunidade.

Uma economia criativa, onde costureiras, músicos, artesãos e diversos outros profissionais encontram oportunidade e reconhecimento. Mais que festa, o Carnaval se transforma em trabalho, renda e valorização para quem vive e constrói essa história conosco.

Um legado que continua crescendo

O que começou como uma festa entre amigos se transformou em uma história com mais de quatro décadas de tradição e cultura. Hoje, contamos com mais de mil integrantes de diversas cidades e estados em nossos desfiles.

A Unidos do Herval é um símbolo de união, alegria e identidade para a cidade. A cada ensaio, oficina e desfile, fortalecemos nosso compromisso de manter viva a chama do samba e seguimos preparados para escrever novos capítulos dessa história.